Efeito da anisotropia na dinâmica e morfologia de filmes finos instáveis

Resumo: Muitos filmes finos são metaestáveis, e geralmente por influência da temperatura, podem se aglomerar ou ainda se romper, formando estruturas em três dimensões e deixando uma parte do substrato descoberto. Este processo, conhecido como 'dewetting', complica a fabricação de dispositivos baseados em filmes finos, mas por outro lado pode ser usado para a produção espontânea de um conjunto organizado de nanocristais sobre um substrato. O processo de 'wetting/dewetting' foi mais estudado no caso de líquidos. No caso de sólidos, o transporte de matéria se deve principalmente à difusão de superfície, e a anisotropia tem um papel importante. Estudamos o efeito da anisotropia através de simulações de Monte Carlo Cinético, usando um modelo simples do tipo sólido-sobre-sólido com difusão, onde o filme minimiza sua energia mudando de forma. Controlamos a anisotropia neste modelo considerando interações entre primeiros e segundos vizinhos.