Comportamento crítico do modelo SIS de propagação de epidemias com taxa de infecção decrescente

  • Data: 26/11/10 às 16:00 h
  • Local: Sl A5-01
  • Apresentador: Nuno Crokidakis - UFF

Resumo: Neste seminário discutiremos uma versão modificada do modelo de epidemias SIS (Susceptible-Infected-Susceptible). Em particular, vamos considerar uma taxa de infecção \lambda decrescente, isto é, cada indivíduo que se recupera da doença em um determinado passo de tempo diminui sua probabilidade de reinfecção na forma \lambda –> e * \lambda no passo de tempo seguinte, onde “e” é um parâmetro do modelo (e<1). Além disso, essa diminuição na probabilidade de infecção ocorre um número máximo L de vezes, sendo este limite outro parâmetro do modelo. Iremos discutir resultados do modelo definido na rede quadrada e no limite de campo médio. Os resultados analíticos e numéricos sugerem que o sistema sofre uma transição de fase em valores críticos e_c(L) entre uma fase onde a doença prevalece no sistema e atinge uma fração finita da população e outra fase onde a doença é extinta.

Discussão

Enter your comment
VEMMX
 
seminarios/comportamento-critico-do-modelo-sis-de-propagacao-de-epidemias-com-taxa-de-infeccao-decrescente.txt · Última modificação: 2010/11/26 09:10 (edição externa)
CC Attribution-Share Alike 3.0 Unported
www.chimeric.de Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0