Variabilidade da frequência cardíaca e detecção de apneias do sono

  • Data: 05/05/14 às 11:00 h
  • Local: Sl A5-01
  • Apresentador: Sabrina Camargo - FGV

Resumo: A apneia do sono é o tipo mais comum de distúrbio do sono e também um importante fator de risco no desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Para detectar a ocorrência de apneia durante o sono é necessário que o paciente seja submetido a um exame chamado de polissonografia, onde diversos sinais fisiológicos são monitorados durante o sono, como por exemplo ondas cerebrais, atividade cardíaca, movimento dos membros inferiores, níveis de oxigenação, etc.

Nosso objetivo nesse estudo é encontrar indicadores de episódios de apneia do sono através da análise de séries de pressão arterial e assim fornecer um exame alternativo para a detecção da apneia do sono. Para isso, aplicamos às séries de pressão arterial um procedimento de segmentação que permite a identificação de trechos estacionários, tornando possível a determinação dos momentos em tais trechos.

Discussão

Enter your comment
VQTHN
 
seminarios/sabrina_05_05_14.txt · Última modificação: 2014/04/30 16:30 por nuno
CC Attribution-Share Alike 3.0 Unported
www.chimeric.de Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0