Resumo: Pesquisas de opinião, como as encontradas na internet na avaliação de produtos, fornecem dados que servem como guia para o estudo de problemas de sociofísica ou para validar resultados de dinâmicas de opinião, tópico popular na física estatística atual. Neste seminário vou apresentar dois problemas desenvolvidos com o auxílio deste tipo de dados. Primeiro, investigamos os padrões que surgem na avaliação de filmes, considerando como fonte o IMDb (Internet Movie Database). Encontramos que a distribuição de votos apresenta um comportamento livre de escala, com um expoente próximo de 3/2. Esse padrão é robusto e independente de atributos dos filmes. A análise empírica aponta para um mecanismo de propagação de adoções simples que gera uma dinâmica de avalanches de campo médio. Estudamos também o surgimento de posições extremas na sociedade com o uso de levantamentos em diversos tópicos. Achamos que o aumento acentuado de atitudes extremas tem como precursor uma relação não linear entre a fração de extremistas e a de moderados. Propomos um modelo que permite interpretar o início da não linearidade em termos de uma transição do tipo percolação bootstrap.
Refs.: M. Ramos, A. M. Calvão, C. Anteneodo, PLoS ONE 10(8), e0136083 (2015)
M. Ramos et al, Scientific Reports 5, 10032 (2015).
Discussão