Influência da mídia de massa da formação de consenso no modelo de Sznajd

  • Data: 01/04/11 às 16:00 h
  • Local: Sl A5-01
  • Apresentador: Nuno Crokidakis - UFF

Resumo: O modelo de opiniões de Sznajd tem sido amplamente investigado nos últimos 11 anos. Basicamente, ele descreve a evolução de uma comunidade de agentes que carregam uma entre duas opiniões diferentes, representadas por spins de Ising +1 e -1. Considerando o modelo na rede quadrada, grupos de 4 agentes vizinhos e com a mesma opinião tentam convencer seus 8 vizinhos a inverterem seus spins (ou mudarem de opinião), e situações de consenso podem ser obtidas na população para uma dada faixa de valores da densidade inicial “d” de agentes com uma dada opinião. Assim, uma transição de fase entre estados distintos pode ser observada para uma densidade crítica d_c=0.5. Neste seminário discutiremos as consequências de um agente externo (mídia de massa) na formação de consenso no modelo bidimensional de Sznajd. Este efeito é introduzido no modelo basicamente através de uma probabilidade “p” de os agentes seguirem a opinião da mídia. Com a introdução deste efeito externo, iremos mostrar através de simulações de Monte Carlo que a transição de fase pode ser eliminada para uma certa faixa de valores da probabilidade “p”. Além disso, a introdução deste efeito diminui os tempos de relaxação de modelo, que são distribuídos de acordo com uma função log-normal. Algumas relações do tipo lei de potência são verificadas entre quantidades físicas de interesse do problema.

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seminarios/sznajd-novo.txt · Última modificação: 2011/03/30 18:31 por nuno
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