Bienvenido

Bienvenido a la pagina del grupo de Sistemas Complejos del Instituto de Física de la Universidad Federal Fluminense.

El grupo de sistemas complejos del Instituto de Física de la UFF tiene tradición de ser uno de los mas importantes en simulaciones de sistemas estadísticos en el Brasil y en el exterior. Fueron formamos varios investigadores(as) que ocupan posiciones en varios institutos de investigación en el país. El carácter interdisciplinar del grupo es un factor de atracción para los estudiantes, tanto del Brasil como también del exterior, en especial de América del Sur. Ya son varios años que este grupo se reune semanalmente para la presentación y discusión del avancé de sus varios proyectos de investigación.


Notícias

Que se pasa en el grupo

Modelando as Eleições Brasileiras: uma Abordagem da Física Estatística

  • Data: 16/03/15 às 11:00 h
  • Local: Sl A5-01
  • Apresentador: Nuno Crokidakis - Instituto de Física, UFF

Resumo: Eleições, especialmente em países grandes como o Brasil com um eleitorado da ordem de 100 milhões de pessoas, nos fornecem uma grande quantidade de informações a partir de bancos de dados disponíveis na Internet. Estes dados podem nos ajudar a entender como indivíduos interagem e influenciam uns aos outros. Neste seminário analisaremos extensivamente os dados de eleições brasileiras durante o período 1970-2014, que compreende dois regimes distintos: o regime militar e a fase de democracia. Através da distribuição estatística de votos dos candidatos a deputado e senador, faremos uma analise comparativa de diferentes eleições. A distribuição de votos apresenta um regime do tipo livre de escala com um expoente que não é universal, ou seja, ele varia com o tempo, e aparentemente é característico do eleitorado em questão. Iremos discutir também um modelo baseado em um sistema de equações diferenciais não-lineares acopladas com parâmetros estocásticos. Este modelo reproduz bem o comportamento dos dados observados e nos permite relacionar o expoente da distribuição de votos com as redes de interações sociais entre candidatos e eleitores, e entre os eleitores entre si.

2015/03/11 11:21 · Nuno Crokidakis · 0 Linkbacks

Novo Doutor

O estudante de doutorado Angelo Mondaini Calvão defendeu sua tese intitulada “Estudos de Sistemas Dinâmicos não lineares: Pêndulo Duplo, Batimentos Cardíacos e Coletivos de Animais”. A defesa ocorreu no prédio do Instituto de Física, Campus da Praia Vermelha, no último dia 19/02/2014. O orientador foi o Professor Thadeu Penna. Parabéns Angelo!

2014/02/24 10:00 · Nuno Crokidakis · 1 Comentario · 0 Linkbacks

Defesa de Tese - Angelo Mondaini Calvão

O estudante de doutorado Angelo Mondaini Calvão defenderá sua tese “Estudos de Sistemas Dinâmicos não lineares: Pêndulo Duplo, Batimentos Cardíacos e Coletivos de Animais”. A defesa será no prédio do Instituto de Física, Campus da Praia Vermelha, sala 201, às 14:00 h do dia 19/02/2014. O orientador é o Professor Thadeu Penna.

Novos Mestres

Os estudantes de mestrado Pierre Amorim Soares e María Florencia Noriega Vargas defenderam suas dissertações de mestrado intituladas “Estudo da transição de fase em uma rede de Hopfield” e “Efeitos da sobrepopulação macromolecular no metabolismo celular”, respectivamente. As defesas ocorreram no prédio do Instituto de Física, Campus da Praia Vermelha, sala A5-01, no último dia 01/06/2012. O orientador de ambos foi o Professor Marcio Argollo de Menezes. Parabéns Pierre e Florencia!

2012/05/21 09:39 · Nuno Crokidakis · 2 Comentarios · 0 Linkbacks

Colaboração Brasil-Portugal

Saiu o primeiro trabalho da colaboração entre o grupo de Sistemas Complexos e o grupo de Redes Complexas (GNET) da Universidade de Aveiro, em Portugal. O artigo tem o título Evolution of spatially embedded branching trees with interacting nodes, de autoria de Nuno Crokidakis, do grupo de Sistemas Complexos, e os integrantes do GNET Fabrício Forgerini, Sergey Dorogovtsev e José Fernando Mendes. O trabalho trata de um processo de ramificação, onde uma rede cresce com competição dos sítios por espaço, o que poderia modelar o processo de evolução da vida (a chamada Árvore da Vida).

Esta notícia foi destaque na página da Embaixada de Portugal no Brasil, veja este link.

O texto está disponível no arXiv, através deste link.

2011/10/18 09:47 · Nuno Crokidakis · 1 Comentario · 0 Linkbacks

Linkbacks

Use the following URL for manually sending trackbacks: http://complex.if.uff.br/lib/plugins/linkback/exe/trackback.php/es:start

Discusión

Enter your comment
XBPCV
 
es/start.txt · Última modificación: 2007/11/27 16:55 (editor externo)
CC Attribution-Share Alike 3.0 Unported
www.chimeric.de Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0