Bienvenido
El grupo de sistemas complejos del Instituto de Física de la UFF tiene tradición de ser uno de los mas importantes en simulaciones de sistemas estadísticos en el Brasil y en el exterior. Fueron formamos varios investigadores(as) que ocupan posiciones en varios institutos de investigación en el país. El carácter interdisciplinar del grupo es un factor de atracción para los estudiantes, tanto del Brasil como también del exterior, en especial de América del Sur. Ya son varios años que este grupo se reune semanalmente para la presentación y discusión del avancé de sus varios proyectos de investigación.
Que se pasa en el grupo
O grupo de Sistemas Complexos tem disponível 2 bolsas pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado da CAPES para desenvolver trabalhos no Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense, em Niterói.
O grupo faz parte do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Sistemas Complexos (INCT-SC) e desenvolve pesquisa nas seguintes áreas: transições de fase, análise de séries temporais, redes complexas, polímeros, socio-física e outros temas, como descritos em Linhas de Pesquisa.
Serão aceitos candidatos das áreas de Física, Matemática, Computação e Engenharias. Devido à natureza das pesquisas do grupo, é importante a experiência em programação. Cada bolsa tem duração de 3 anos e valor de R$ 3.300 por mês, com taxa de bancada anual no valor de RS 12.000.
As bolsas são para início imediato. Candidatos devem enviar o CV Lattes e uma breve descrição dos interesses de pesquisa para o prof. Marcio Argollo de Menezes, através do e-mail marcio@if.uff.br.
O estudante de doutorado Orahcio Felicio de Sousa partiu para o doutorado sanduiche em Portugal no último dia 15/09/11. Ele ficará 1 ano trabalhando no Group of Complex Systems and Random Networks (GNET), na Universidade de Aveiro, em Portugal, sob a supervisão dos professores José Fernando Mendes e Sergey Dorogovtsev. Esta viagem está sendo patrocinada pela FAPERJ.
O estudante de doutorado Vitor Lara foi contemplado no programa de intercâmbio Sociedade Brasileira de Física-American Physical Society e passará uma semana no grupo do professor Albert-Lásló Barabási, na Northeastern University em Boston. Parabéns, Vitor!
O estudante de doutorado Nuno Crokidakis defendeu sua tese “Topologia e Dinâmica de Sistemas Complexos: Transições de Fase e Fenômenos Críticos”. A defesa foi prédio do Instituto de Física, Campus da Praia Vermelha, no último dia 29/07/2011. O orientador foi o Professor Marcio Argollo de Menezes.
O estudante de mestrado Marlon Ferreira Ramos defendeu sua dissertação “Propagação de Frentes em Meios Heterogêneos”. O orientador foi o Professor Paulo Murilo Castro de Oliveira. Parabéns Marlon!
Discusión