Bem-vindo

Bem vindo ao site do Grupo de Sistemas Complexos do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense. O grupo de Sistemas Complexos do Instituto de Física da UFF já tem tradição como um dos mais importantes em simulações de sistemas estatísticos, no Brasil e no exterior, tendo já formado vários pesquisadores que ocupam posições em várias instituições de pesquisa no país. O caráter interdisciplinar do grupo é um fator de atração de estudantes, tanto do Brasil quanto do exterior, em especial da América do Sul. Já há vários anos que o grupo se reúne semanalmente para apresentação e discussão do andamento de seus vários projetos de pesquisa.

Novidades

Nova impressora do grupo

O Grupo agora conta com uma impressora laser colorida duplex, HP Color LaserJet 3525. A mesma já está instalada e disponível para impressão a partir dos micros do grupo. A impressora foi adquirida com recursos de projetos do prof. Paulo Murilo.

2010/06/27 20:23 · 11 Comentários · 0 Linkbacks

Seminários

Dinâmicas de opinião em redes complexas: modelagem e análise empírica

  • Data: 07/03/16 às 11:00 h
  • Local: Sl A5-01
  • Apresentador: Marlon Ramos, PUC-Rio

Resumo: Pesquisas de opinião, como as encontradas na internet na avaliação de produtos, fornecem dados que servem como guia para o estudo de problemas de sociofísica ou para validar resultados de dinâmicas de opinião, tópico popular na física estatística atual. Neste seminário vou apresentar dois problemas desenvolvidos com o auxílio deste tipo de dados. Primeiro, investigamos os padrões que surgem na avaliação de filmes, considerando como fonte o IMDb (Internet Movie Database). Encontramos que a distribuição de votos apresenta um comportamento livre de escala, com um expoente próximo de 3/2. Esse padrão é robusto e independente de atributos dos filmes. A análise empírica aponta para um mecanismo de propagação de adoções simples que gera uma dinâmica de avalanches de campo médio. Estudamos também o surgimento de posições extremas na sociedade com o uso de levantamentos em diversos tópicos. Achamos que o aumento acentuado de atitudes extremas tem como precursor uma relação não linear entre a fração de extremistas e a de moderados. Propomos um modelo que permite interpretar o início da não linearidade em termos de uma transição do tipo percolação bootstrap.

Refs.: M. Ramos, A. M. Calvão, C. Anteneodo, PLoS ONE 10(8), e0136083 (2015)

M. Ramos et al, Scientific Reports 5, 10032 (2015).

Transição de fase no modelo do Votante Majoritário na presença de dois ruídos

  • Data: 30/11/15 às 11:00 h
  • Local: Sl A5-01
  • Apresentador: Allan Rodrigues Vieira - UFF

Resumo: Dinâmica de opiniões é um tópico interdisciplinar que tem atraído o interesse de físicos recentemente. Questões como a emergência de comportamentos coletivos e transições de fase em modelos de agentes têm sido amplamente investigadas. Neste seminário apresentaremos o modelo do votante majoritário, onde temos uma sociedade artificial em que cada indivíduo apresenta uma opinião (+1 ou -1) sobre um tópico - por exemplo uma pesquisa de voto entre dois candidatos, uma pesquisa entre dois produtos concorrentes, sim/não em um plebiscito, etc. Neste modelo um agente escolhido aleatoriamente interage com seus 4 primeiros vizinhos na rede quadrada (2D). Adicionaremos duas espécies de ruído: 1) o agente pode se opor à opinião majoritária dos vizinhos e adotar a opinião da minoria [1]; 2) o agente escolhe manter ou mudar de opinião independentemente de seus vizinhos [2]. Usando a taxa com a qual cada agente troca de opinião, fizemos uma aproximação de campo médio de forma que obtivemos analiticamente que a inclusão de cada um destes ruídos gera uma transição de fase com os mesmos expoentes do modelo de Ising em campo médio. Esses resultados foram obtidos de forma analítica e numérica. Por outro lado, obtivemos resultados numéricos para rede quadrada, e por meio da análise de tamanho finito estimamos os expoentes críticos, que novamente indicam o modelo está na mesma classe de universalidade do modelo de Ising.

[1] M. J. de Oliveira, J. Stat. Phys. 66, 273 (1992). [2] A. R. Vieira, N. Crokidakis, arxiv:1511.05111 (2015).

Parcerias

Apoio

Linkbacks

Use the following URL for manually sending trackbacks: http://complex.if.uff.br/lib/plugins/linkback/exe/trackback.php/start
start.txt · Última modificação: 2014/05/28 18:53 por nuno
CC Attribution-Share Alike 3.0 Unported
www.chimeric.de Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0