Bem-vindo

Bem vindo ao site do Grupo de Sistemas Complexos do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense. O grupo de Sistemas Complexos do Instituto de Física da UFF já tem tradição como um dos mais importantes em simulações de sistemas estatísticos, no Brasil e no exterior, tendo já formado vários pesquisadores que ocupam posições em várias instituições de pesquisa no país. O caráter interdisciplinar do grupo é um fator de atração de estudantes, tanto do Brasil quanto do exterior, em especial da América do Sul. Já há vários anos que o grupo se reúne semanalmente para apresentação e discussão do andamento de seus vários projetos de pesquisa.

Novidades

Nuno em Portugal

O estudante Nuno Crokidakis partiu para o doutorado sanduíche em Aveiro, Portugal. O estudante está sob a supervisão dos profs. José Fernando Mendes e Sergey Dorogovtsev, no período de março a setembro deste ano. O estágio faz parte do projeto de colaboração com o GNET, Group of Complex Systems & Random Networks, financiado pela CAPES e coordenado pelo Prof. Marcio Argollo.

2010/06/27 20:23 · 9 Comentários · 0 Linkbacks

Seminários

Transição de fase no modelo do Votante Majoritário na presença de dois ruídos

  • Data: 30/11/15 às 11:00 h
  • Local: Sl A5-01
  • Apresentador: Allan Rodrigues Vieira - UFF

Resumo: Dinâmica de opiniões é um tópico interdisciplinar que tem atraído o interesse de físicos recentemente. Questões como a emergência de comportamentos coletivos e transições de fase em modelos de agentes têm sido amplamente investigadas. Neste seminário apresentaremos o modelo do votante majoritário, onde temos uma sociedade artificial em que cada indivíduo apresenta uma opinião (+1 ou -1) sobre um tópico - por exemplo uma pesquisa de voto entre dois candidatos, uma pesquisa entre dois produtos concorrentes, sim/não em um plebiscito, etc. Neste modelo um agente escolhido aleatoriamente interage com seus 4 primeiros vizinhos na rede quadrada (2D). Adicionaremos duas espécies de ruído: 1) o agente pode se opor à opinião majoritária dos vizinhos e adotar a opinião da minoria [1]; 2) o agente escolhe manter ou mudar de opinião independentemente de seus vizinhos [2]. Usando a taxa com a qual cada agente troca de opinião, fizemos uma aproximação de campo médio de forma que obtivemos analiticamente que a inclusão de cada um destes ruídos gera uma transição de fase com os mesmos expoentes do modelo de Ising em campo médio. Esses resultados foram obtidos de forma analítica e numérica. Por outro lado, obtivemos resultados numéricos para rede quadrada, e por meio da análise de tamanho finito estimamos os expoentes críticos, que novamente indicam o modelo está na mesma classe de universalidade do modelo de Ising.

[1] M. J. de Oliveira, J. Stat. Phys. 66, 273 (1992). [2] A. R. Vieira, N. Crokidakis, arxiv:1511.05111 (2015).

Interações competitivas: manisfestação no magnetismo frustrado, sistemas desordenados a a transição vítrea

  • Data: 23/11/15 às 11:00 h
  • Local: Sl A5-01
  • Apresentador: Daniel Stariolo, UFF

Resumo: Este seminário pretende ser uma conversa informal sobre alguns temas nos quais venho trabalhando e nos quais poderia interagir com a comunidade do IF, à qual tenho me somado recentemente. Descreverei brevemente sistemas que possuem como elemento unificador a presença de interações competitivas: meu foco nos últimos anos tem sido a mecânica estatística de tais sistemas para a descrição das transições de fases e sua natureza. Os exemplos de sistemas com interações competitivas são muitos. Falarei sobre as manifestações da competição em filmes ferromagnéticos ultrafinos com anisotropia perpendicular, que apresentam fases tipo cristal líquido, atualmente muito estudadas em sistemas eletrônicos bidimensionais e supercondutores de alta Tc. Também pretendo descrever brevemente como as interações competitivas se manifestam na estrutura da energia potencial dos sistemas, estando na origem dos comportamentos complexos, como a transição vítrea, relaxações lentas, quebra de ergodicidade, e como uma caracterização das propriedades topológicas das superfícies de energia (máximos, mínimos, pontos de sela) permitem entender essas manifestações de forma unificada.

Parcerias

Apoio

Linkbacks

Use the following URL for manually sending trackbacks: http://complex.if.uff.br/lib/plugins/linkback/exe/trackback.php/start
start.txt · Última modificação: 2014/05/28 18:53 por nuno
CC Attribution-Share Alike 3.0 Unported
www.chimeric.de Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0