Bem vindo ao site do Grupo de Sistemas Complexos do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense. O grupo de Sistemas Complexos do Instituto de Física da UFF já tem tradição como um dos mais importantes em simulações de sistemas estatísticos, no Brasil e no exterior, tendo já formado vários pesquisadores que ocupam posições em várias instituições de pesquisa no país. O caráter interdisciplinar do grupo é um fator de atração de estudantes, tanto do Brasil quanto do exterior, em especial da América do Sul. Já há vários anos que o grupo se reúne semanalmente para apresentação e discussão do andamento de seus vários projetos de pesquisa.
Novidades
O estudante de doutorado Nuno Crokidakis defendeu sua tese “Topologia e Dinâmica de Sistemas Complexos: Transições de Fase e Fenômenos Críticos”. A defesa foi prédio do Instituto de Física, Campus da Praia Vermelha, no último dia 29/07/2011. O orientador foi o Professor Marcio Argollo de Menezes.
Seminários
Resumo: Dois objetos neutros próximos, a distâncias da ordem de alguns micrômetros, interagem via força de Casimir. Neste seminário apresentarei meus trabalhos recentes relacionados com o efeito Casimir. Classifico o sinal da força de Casimir entre dois objetos finitos separados por uma distância grande e dispostos em sistema bidimensionais críticos que podem ser descritos por uma teoria de campos conforme (TQC). Em particular, mostro que, como a menor dimensão de escala presente no espectro do sistema é menor que um, o sinal da força é independente da forma dos objetos e pode ser determinado a partir do elementos da matriz S modular da TQC. Utilizando a expressão deduzida, eu provo os resultados conhecidos para os casos do modelo de Ising e de bósons livres. Como exemplos novos, mostrarei resultados detalhados para o modelo de Potts com 3 estados e bósons compactificados.
Resumo: O estudo de k-meros em rede tem como motivação investigar a transição de fase isotrópico-nemática, um fenômeno presente em sistemas de cristais líquidos. Neste trabalho serão apresentadas a abordagem de Onsager do problema, os trabalhos computacionais realizados com k-meros em rede com método Monte Carlo tradicional e por fim o método da amostragem tomográfica para contagem de número de configurações no problema de k-meros em rede.
Parcerias
Apoio