Bem vindo ao site do Grupo de Sistemas Complexos do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense. O grupo de Sistemas Complexos do Instituto de Física da UFF já tem tradição como um dos mais importantes em simulações de sistemas estatísticos, no Brasil e no exterior, tendo já formado vários pesquisadores que ocupam posições em várias instituições de pesquisa no país. O caráter interdisciplinar do grupo é um fator de atração de estudantes, tanto do Brasil quanto do exterior, em especial da América do Sul. Já há vários anos que o grupo se reúne semanalmente para apresentação e discussão do andamento de seus vários projetos de pesquisa.
Novidades
O estudante de doutorado Vitor Lara foi contemplado no programa de intercâmbio Sociedade Brasileira de Física-American Physical Society e passará uma semana no grupo do professor Albert-Lásló Barabási, na Northeastern University em Boston. Parabéns, Vitor!
Seminários
Resumo: Muitos filmes finos são metaestáveis, e geralmente por influência da temperatura, podem se aglomerar ou ainda se romper, formando estruturas em três dimensões e deixando uma parte do substrato descoberto. Este processo, conhecido como 'dewetting', complica a fabricação de dispositivos baseados em filmes finos, mas por outro lado pode ser usado para a produção espontânea de um conjunto organizado de nanocristais sobre um substrato. O processo de 'wetting/dewetting' foi mais estudado no caso de líquidos. No caso de sólidos, o transporte de matéria se deve principalmente à difusão de superfície, e a anisotropia tem um papel importante. Estudamos o efeito da anisotropia através de simulações de Monte Carlo Cinético, usando um modelo simples do tipo sólido-sobre-sólido com difusão, onde o filme minimiza sua energia mudando de forma. Controlamos a anisotropia neste modelo considerando interações entre primeiros e segundos vizinhos.
Resumo: Dois objetos neutros próximos, a distâncias da ordem de alguns micrômetros, interagem via força de Casimir. Neste seminário apresentarei meus trabalhos recentes relacionados com o efeito Casimir. Classifico o sinal da força de Casimir entre dois objetos finitos separados por uma distância grande e dispostos em sistema bidimensionais críticos que podem ser descritos por uma teoria de campos conforme (TQC). Em particular, mostro que, como a menor dimensão de escala presente no espectro do sistema é menor que um, o sinal da força é independente da forma dos objetos e pode ser determinado a partir do elementos da matriz S modular da TQC. Utilizando a expressão deduzida, eu provo os resultados conhecidos para os casos do modelo de Ising e de bósons livres. Como exemplos novos, mostrarei resultados detalhados para o modelo de Potts com 3 estados e bósons compactificados.
Parcerias
Apoio